English
Política de Segurança do Trabalho da Light


27-04-07

A Diretoria da LIGHT S.A., em reunião realizada em 21/03/2007, aprovou as alterações da Política de Segurança do Trabalho das Empresas do Grupo Light, com vigência a partir desta data. Esta DEC altera e substitui a DEC 009/04 - Política de Segurança do Trabalho da Light, de 30/04/04.

1. OBJETIVO


Estabelecer diretrizes e priorizar as ações que garantam a excelência nas condições de segurança da nossa força de trabalho, contribuindo, assim, para transformar a Light em um ótimo lugar para se trabalhar.

 

2. DIRETRIZES


2.1 - Diretrizes Gerais
2.1.1 - O Grupo Light atuando de forma segura, rentável e integrada, com responsabilidade social, considera que a implantação desta política e suas diretrizes, inclui a preocupação com a possível ocorrência de acidentes, envolvendo sua força de trabalho e a comunidade.

2.1.2 - Além de obedecermos a toda legislação pertinente, participamos também das iniciativas voluntárias que transcendem as exigências legais e irradiam a cultura do respeito às normas de segurança.

2.1.3 - Desenvolvemos padrões e procedimentos e estamos ativamente empenhados na multiplicação de boas práticas relacionadas a prevenção de acidentes.

2.1.4 - Acreditamos, firmemente, agir de forma responsável com nossos clientes, força de trabalho e com a comunidade em geral. Estamos ativamente engajados neste processo e nos esforçamos para a melhoria contínua na segurança do trabalho, sempre em consonância com as demais políticas.


2.2 - Diretrizes Específicas

2.2.1 - Princípios

a. A Gente da Light, deverá ter conduta exemplar, educativa e preventiva, nas questões ligadas a Segurança do Trabalho e no uso racional do produto elétrico, seja no seu ambiente de trabalho ou no ambiente público, no lar, junto aos colegas de trabalho, familiares e concidadãos;
b. A nossa força de trabalho deverá ser educada, capacitada e ter compromisso com as questões relacionadas a Segurança do Trabalho, envolvendo comunidades, órgãos competentes e entidades representativas dos trabalhadores, de modo a adequar os nossos processos às melhores práticas do mercado;
c. O desempenho em prevenção de acidentes será considerado fator determinante nos sistemas de conseqüência (reconhecimento, elogio ou sanção).

2.2.2 - Do Compromisso
O Grupo Light, ao integrar a Segurança do Trabalho à sua estratégia empresarial, reafirma o compromisso de toda a sua força de trabalho em busca da excelência na prevenção de acidentes.

2.2.3 - Da Conformidade Legal
Garantir o cumprimento da Legislação de Segurança do Trabalho aplicável às suas atividades, bem como às normas subscritas pela própria organização.

2.2.4 - Da Capacitação
Assegurar que somente profissionais devidamente qualificados desenvolvam atividades em nossas instalações, especialmente, quando estas ações estiverem vinculadas ao sistema elétrico de potência.

2.2.5 - Da Educação e Conscientização
A educação e conscientização devem ser continuamente promovidas de modo a reforçar o comprometimento dos trabalhadores com o desempenho em segurança do trabalho.

2.2.6 - Da Liderança
Adotar e difundir medidas para a aplicação do conceito de que a Segurança do Trabalho é responsabilidade de todos e, principalmente, dos Gestores, a quem cabe contribuir no processo de educação e supervisão, essencialmente, através de uma conduta exemplar.

2.2.7 - Qualidade

Integrar os conceitos de Qualidade, Produtividade e Segurança do Trabalho ao serviço, sendo o acidente um forte indicativo de ausência de Qualidade.

2.2.8 - Da Cooperação

Escolher nossos parceiros de negócio, considerando seus padrões de segurança e qualidade, e quando necessário, prestar suporte de consultoria nesta área.

2.2.9 - Do Processo de Melhoria Contínua
Buscar novas tecnologias e o aprimoramento contínuo de métodos e procedimentos de trabalho que tornem as atividades desenvolvidas na organização livre de acidentes, de modo a manter e fortalecer uma imagem de Empresa confiável, respeitada e segura.

2.2.10 - Da Atitude Proativa
Conscientizar toda a força de trabalho da importância da responsabilidade individual na aplicação das práticas prevencionistas, estimulando a conduta preventiva.

2.2.11 - Do Planejamento Operacional
Tornar obrigatório o planejamento, a organização e o controle do trabalho em todas as atividades, principalmente para aquelas que envolvam riscos à integridade física da força de trabalho e da comunidade.

2.2.12 - Da Gestão de Riscos
Os riscos inerentes às atividades da Empresa devem ser identificados, avaliados e gerenciados de modo a evitar a ocorrência de acidentes ou assegurar a minimização de seus efeitos, garantindo que toda força de trabalho somente realize suas atividades de forma segura ou que deixe de realizá-las quando não existirem condições adequadas de segurança.

2.2.13 - Da Comunicação
As informações relacionadas à Segurança do Trabalho, devem ser comunicadas com simplicidade, clareza, objetividade e agilidade, de modo a produzir os efeitos desejados. Somos comprometidos a perseguir um diálogo aberto com a nossa força de trabalho, comunidade, entidades representativas, autoridades e clientes que servimos, com objetivo de aumentar a compreensão mútua e reforçar a confiança destes agentes na maneira que conduzimos nossas atividades.

2.2.14 - Do Relacionamento com a Comunidade
Informar e conscientizar o público em geral, em nossa área de concessão, quanto ao uso seguro da energia elétrica e dos riscos envolvidos na execução das atividades que possam interferir com a rede elétrica.

2.2.15 - Da Análise de Acidente
Manter sistemas de comunicação, análise, investigação, documentação e controle dos acidentes com ou sem danos pessoais, e decorrentes da atividade da Empresa, de modo a evitar sua repetição ou assegurar a minimização de seu efeito, fazendo com que sejam utilizados pedagogicamente para os programas de prevenção.

 

 

 
Light © 2008. Todos os Direitos Reservados. | Contato | Powered by RIweb
 
Anterior Página 0 de 0 Próxima